quarta-feira, 25 de maio de 2011

Exploração da capa do livro


Após a apresentação da lenda do Saci, começamos o trabalho com o nosso livro.

Iniciamos fazendo a exploração da capa.
  
Que história será que iremos encontrar neste livro?
  
• Eu acho que essa história vai mostrar que eles vão para o lago e para a floresta
• O Saci foi para o cinema porque está pegando fogo
• Vai falar do sacizinho
• Um saci vai comer arroz podre e vai morrer
• O Saci vai ver uma borboleta e matar
• Não! O Saci cuida da natureza e não machuca os animais
• Que o Saci vai entrar no mar
• O nascimento do sacizinho
• Eu acho que ele vai falar de uma casa mal assombrada
• Que o sacizinho se afogou
• A história do nascimento do Saci
• Eu acho que o Saci vai ter um neném sacizinho
• Eu acho que na história o Saci vai se afogar

Qual será o nome deste livro?

• Eu acho que pode ser o nome que se chama assim: “Saci maluco”
• Pode ser: “O Saci pulando coisas”
• Eu acho que é “Dez Sacizinhos”
• Eu também acho que são “Dez Sacizinhos”
• “Sete Sacizinhos“
• “Cinco Sacizinhos“
• “Dez Sacizinhos”
• “Oito Sacizinhos“
• “Quarenta Sacizinhos“

 (TEXTO FIEL – TRANSCRIÇÃO DA FALA)

Vamos contar quantos sacizinhos estão na capa do livro?


Após a contagem apareceram diferentes respostas, porém a maioria das crianças respondeu 10 Sacizinhos. Então, pedimos a quem havia chegado nesse resultado que falasse aos amigos como fizeram a contagem. Algumas crianças disseram que contaram primeiro uma linha e depois a outra para não se perderem, outras disseram que só mudavam o dedo na hora de conta depois que falavam o número, outras quiseram mostrar na capa como fizeram.
Depois das discussões, pedimos a uma criança que tinha chegado a um resultado diferente para nos mostrar como havia contado e logo algumas crianças disseram:

• Ele está contando rápido demais
• Ela contou duas vezes o mesmo sacizinho
• Ele se esqueceu de contar um sacizinho

As discussões foram bastante construtivas, pois fizeram com que as crianças pensassem na forma como contavam, possibilitando a criação de novas estratégias na resolução do problema.

QRCode

Nenhum comentário:

Postar um comentário